11) Marque V ou F (verdadeiro ou falso) e
relacione com a alternativa correta:
“O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu
início as grandes tendências da arte do século XX”.
I. Os Impressionistas buscavam observar
o efeito da sombra sob os objetos;
II. O Impressionismo teve início no
século 18;
III. O efeito da luz nas cores é o objeto
de estudo e foco de trabalho dos impressionistas;
IV. Os impressionistas não chegaram a
formar uma escola ou sistema, mas revolucionaram a pintura à partir do século
20.
a) ( ) F – F – V – V;
b) ( ) F – V – F – V;
c) ( ) V – V – F – F;
d) ( ) F – V – F – V;
e) ( ) V – F – V – F;
22) Dentre os grandes pintores
impressionistas podemos destacar:
a) ( ) Monet, Manet e Renoir;
b) ( ) Degas, Renoir e Manet;
c) ( ) Monet, Renoir e Degas;
d) ( ) Manet, Monet e Degas;
e) ( ) Nenhuma das alternativas
anteriores está correta.
33) Marque verdadeiro ou falso para as
frases sobre o pintor Renoir.
I. A obra de Renoir foi influenciada
pelo sensualismo e elegância do Rococó;
II. Pierre Auguste Renoir gostava de
pintar em estúdio fechado;
III. Renoir foi o pintor menos popular
dentre os impressionistas;
IV. Renoir envolveu-se em uma curiosa
coincidência: Ele e Monet pintaram a mesma cena;
a) ( ) F – V – F – F;
b) ( ) V – F – F – V;
c) ( ) F – V – F – V;
d) ( ) V – V – V – F;
e) ( ) F – F – V – F;
44) Qual foi a cena coincidente produzida
por Renoir e Monet?
a) ( ) Um piquenique no parque;
b) ( ) Um passeio no zoológico;
c) ( ) Um almoço na relva;
d) ( ) Um dia no posto de saúde;
e) ( ) Um grupo divertindo-se
próximo a um rio.
55) Sobre a obra “Fachada da Catedral de
Rouen” podemos afirmar que (...).
a) ( ) Comprova que a luz não
provoca nenhum efeito sobre a obra;
b) ( ) O artista a pintou em
vários momentos do dia, registrando as diferentes impressões que lhe causava;
c) ( ) Foi um quadro produzido em
estúdio à partir de uma fotografia;
d) ( ) Não foi pintada por Monet;
e) ( ) Não faz parte do movimento
impressionista.
66) O Pontilhismo é a evolução do
Impressionismo e sobre esta nova forma de pintar podemos afirmar que: ( Marque
V ou F verdadeiro ou falso)
I. Georges Seurat e Paul Signac
aprofundaram as pesquisas impressionistas quanto à percepção óptica criando o
Pontilhismo;
II. Georges Seurat, em especial reduziu
as pinceladas a um sistema de manchas uniformes que permitem perceber a cena;
III. No Pontilhismo as figuras são
representadas como fragmentos ou pontos;
IV. É da pintura pontilhista que surge a
ideia da impressão da imagem por meio da máquina.
a) ( ) V – F – F – F;
b) ( ) F – F – F – F;
c) ( ) F – V – F – V ;
d) ( ) V – F – V – V;
e) ( ) F – F – V – F;
77) Sobre o pintor Degas, marque a
alternativa correta.
a) ( ) Era francês e não
participou do impressionismo pois desenvolveu um estilo diferente;
b) ( ) Era um artista que relutava
para não ceder a influência da fotografia;
c) ( ) Em seus quadros predominam
os ambientes interiores, onde a luz é artificial;
d) ( ) Não valoriza o desenho.
88) Em se tratando de construção com
pontos, o que podemos marcar como alternativa?
a) ( ) Nesse tipo de trabalho o
que mais chama atenção é como o artista conseguiu criar áreas de luz e sombra;
b) ( ) No quadro “Tarde de domingo
na Ilha de Grande Jatte” os trajes são típicos do século 20.
c) ( ) Os pontos são colocados
pelo artista de forma aleatória;
d) ( ) As obras são pintadas com
pontos muito grandes;
e) ( ) Monet era pintor
pontilhista também.
99) Sobre os procedimentos gerais dos
impressionistas marque Verdadeiro ou Falso.
I. As cores e tonalidades são obtidas
pela mistura das tintas;
II. A pintura deve registrar as
tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado
momento;
III. As sombras devem ser escuras ou
pretas como sempre foi representada pelos pintores até então;
IV. As figuras não devem ter contornos
nítidos, pois a linha é só uma forma encontrada pelo ser humano para
representar.
a) ( ) F – F – F – V;
b) ( ) V – V – F – F;
c) ( ) V – F – V – F;
d) ( ) F – V – F – V;
e) ( ) F – V – F – F;
110) Qual é causa da variação de cor nos
quadros impressionistas?
aA) ( ) O jogo de luz e sombra;
bB) ( ) Mudança da luz solar;
C) ( ) O contorno das formas;
dD) ( ) O resultado do olhar
humano;
eE) ( ) Os pequenos pontos
impressos na pintura.
Todos os direitos ao:
Nenhum comentário:
Postar um comentário